MEDICINA
Rússia anuncia distribuição de vacinas contra o câncer
Nesta semana, a Rússia anunciou o desenvolvimento de uma vacina contra o câncer.
Nesta semana, a Rússia anunciou o desenvolvimento de uma vacina contra o câncer, prevista para distribuição gratuita aos pacientes a partir de 2025. De acordo com o Ministério da Saúde russo, a vacina utiliza a tecnologia mRNA, semelhante à usada nos imunizantes contra a Covid-19 da Pfizer e Moderna, mas de forma personalizada.
O site do Centro Nacional de Pesquisa Médica Radiológica, vinculado ao ministério, explica que o imunizante é criado com base na análise genética do tumor de cada paciente, permitindo que o sistema imunológico seja “treinado” para identificar e combater células cancerígenas.
Alexander Gintsburg, diretor do Centro Nacional de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, afirmou que os ensaios pré-clínicos indicam que a vacina pode inibir o crescimento de tumores e prevenir metástases.
No entanto, a gerente sênior de pesquisas do A.C.Camargo Cancer Center, Mariana Brait, ressalta a ausência de publicações científicas sobre o desenvolvimento dessa vacina. “Não encontramos dados científicos sobre a vacina mRNA russa ou evidências de resultados promissores para a oncologia”, aponta Brait.